CIN dá cor ao 'Bolo de Noiva' de Joana Vasconcelos

Publicado por: CIN
/ 11 Julho 2023

A CIN, marca de tintas e vernizes nacional, esteve presente na mais recente obra de arte da artista Joana Vasconcelos, identificada como Bolo de Noiva. Com 12 metros de altura, esta obra de arte ganhou vida com as cores da CIN, onde cada andar está identificado de cor diferente: verde, azul, rosa e amarelo.

Para contribuir para a intemporalidade desta obra de arte, a CIN ficou responsável pela prescrição e fornecimento da solução técnica para protecção anticorrosiva da estrutura metálica, que impacta não só na experiência visual, através das cores, mas também na protecção estrutural, com um esquema de produtos robusto que maximizam a sua durabilidade.

Liliana Leis Soares, Directora-Adjunta de Marketing da CIN, afirma que “ao fornecer soluções de alto desempenho ao mesmo tempo que contribui no aspecto estético, dando cor ao Bolo de Noiva, a marca está a cooperar no sucesso desta peça única, que promete cativar e inspirar todos os visitantes”. “É um enorme orgulho poder associar a CIN a este projecto de importante impacto cultural e internacional, contribuindo com a nossa experiência técnica e destacando o compromisso da marca com a inovação e qualidade”, acrescenta a responsável.

Joana Vasconcelos escolheu não só utilizar materiais nacionais, com uma especial colaboração da fábrica Viúva Lamego, que criou o revestimento em cerâmica da obra, de modo a criar o efeito de uma decoração de pastelaria, mas também pintar toda peça em Portugal.

Assim, os produtos da CIN escolhidos para colorir os elementos verticais foram o C‑POX® PRIMER ZP160 FD, um primário epóxi poliamida com fosfato de zinco, de secagem rápida e o C-THANE® S350, um esmalte de poliuretano alifático brilhante com excelente retenção de cor e brilho, utilizado em quatro cores: verde RAL 6019, azul, amarelo e rosa, tendo sido estas últimas três formuladas pela CIN, à imagem dos azulejos Viúva Lamego.

O Bolo de Noiva foi feito com cerca de 25 mil azulejos, 3500 peças de ferro forjado, e está também coberto por 1200 peças de escultura, desde cupidos, sereias, velas e figuras de Santo António.

Situado em Waddesdon Manor, um grande parque de esculturas a cerca de 80 quilómetros a noroeste de Londres, o Bolo de Noiva pode ser visitado entre os dias 18 de junho e 26 de outubro, às quintas-feiras e em alguns domingos.