Sistema intumescente da CIN torna edifícios mais seguros através de certificado único no mercado que distingue a durabilidade dos produtos superior a um quarto de século.

Produtos da CIN para protecção contra incêndios de estruturas metálicas têm certificação única de durabilidade superior a 25 anos

Publicado por: CIN
/ 14 Dezembro 2022

Pioneira no mercado da protecção anticorrosiva e passiva contra o fogo, a CIN, marca portuguesa e líder ibérica no mercado de tintas e vernizes, apresenta um sistema certificado para ambiente de corrosividade C3 com durabilidade muito alta, ou seja, superior a 25 anos, condições que coincidem para as categorias de corrosividade C5 com durabilidade média e C4 com durabilidade alta. Os ensaios foram aprovados por um laboratório externo credenciado, que certificou que a actuação do intumescente C-THERM® S100 se mantém inalterada mesmo após os ensaios de envelhecimento sob condições especificadas na norma ISO 12944-6:2017.

São várias as obras de engenharia e arquitectura cuja beleza e estética resultam de uma estrutura de aço exposto de design moderno e arrojado: aeroportos, estádios desportivos, grandes centros comerciais, escolas e arranha-céus, locais que, pela sua utilidade pública e lúdica, concentram muitas pessoas no seu interior. Mas, se um incêndio deflagrar, o potencial de desastre nesses edifícios de alta ocupação é preocupante e assustador. Nestas situações, uma estrutura de aço não protegido pode atingir, em alguns minutos, a temperatura crítica que causa a perda de estabilidade e consequente colapso.

Jorge Paiva, Gestor de Produto da CIN Performance Coatings, afirma que “a marca trabalha diariamente para a inovação do sector e, para isso, é fundamental entendermos as dificuldades e necessidades do mercado. A CIN detectou a necessidade de certificar a durabilidade e segurança do seu sistema intumescente, combinando simultaneamente a protecção anticorrosiva e a protecção passiva contra incêndios para estruturas metálicas, com base nas principais normas vigentes, dois eixos fundamentais para assegurar a sua estabilidade.”

Com inúmeras vantagens de utilização no sector da construção, a protecção adequada do aço é uma necessidade conhecida, quer pela sua tendência à corrosão, quer pelo facto de perder estabilidade, quando sujeito a altas temperaturas.

Os mais de 20 anos de experiência da CIN na área da protecção passiva contra o fogo, culminam no aumento da durabilidade destas mesmas estruturas metálicas.  

A CIN Performance Coatings é líder na área dos produtos intumescentes, com uma gama de produtos de elevada reputação internacional: os C-THERM®, estando presente em todo mundo, em muitas e conceituadas obras de engenharia e arquitectura:

  • Palácio das Artes, Espanha (2005)
  • Torre Agbar, Espanha (2005)
  • Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Portugal (2010)
  • Centro Lúdico e Comercial Las Arenas, Espanha (2011)
  • Douro Marina, Portugal (2013)
  • Terminal de Cruzeiros do Porto Leixões, Portugal (2015)
  • Centro de Convenções Ágora, Colômbia (2018)
  • Aqwa Corporate, Brasil (2018)
  • Torre Atrio, Colômbia (2019)
  • Pavilhão de Portugal – Universidade de Lisboa, Portugal (2020)
  • Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre, Portugal (2021)

 

Detalhe dos Produtos

  • C-POX® PRIMER ZP230 FD: É um primário epóxi poliamida pigmentado com fosfato de zinco que proporciona protecção anticorrosiva de elevado desempenho de estruturas metálicas, em aplicações industriais ou em estaleiro. Aplicado numa única demão, C-POX PRIMER ZP230 FD confere protecção anticorrosiva de alta durabilidade para categoria de corrosividade C4, segundo a norma europeia ISO 12944. Mais informações aqui
  • C-THERM® S100: É um revestimento acrílico intumescente para protecção passiva contra o fogo celulósico de estruturas metálicas, para interior e exterior, desde que combinado com o acabamento apropriado. Formulado para expandir quando exposto a elevadas temperaturas, C-THERM S100 produz uma espuma com muito baixa condutividade térmica que lhe confere excelentes propriedades isolantes até 120 minutos. Mais informações aqui
  • C-THANE® S350: É um esmalte de poliuretano com excelente desempenho em exterior. Recomendado para a protecção anticorrosiva de estruturas metálicas em ambientes agressivos, está certificado como acabamento em sistemas de pintura certificados de acordo com as partes 5 e 6 da norma europeia ISO 12944. Com excelente resistência à intempérie, comprovada em ensaios de envelhecimento acelerado QUV-A, C-THANE S350 demonstra excelente retenção de cor e brilho, quando exposto a ciclos de radiação UVA e condensação, mesmo após 6000 horas de ensaio. Mais informações aqui