6 conselhos para a escolha de cor no exterior
- Espaço envolvente
Tenha em atenção o tipo de ambiente (urbano ou rural, moderno ou histórico) onde a casa se insere, a sua arquitectura (tipologia e estilo de construção), bem como a natureza existente e a geografia (paisagem e clima). Pode preferir que a fachada se destaque das outras. No entanto, sugerimos que a selecção de cor fique em harmonia com o espaço que o rodeia.
- O efeito da luz
No exterior as cores parecem por norma mais claras, por isso aconselhamos que escolha a cor final da sua fachada no local onde vai ser aplicada nas condições reais de luz e em vários momentos do dia (manhã, tarde e fim do dia) para testar todas as variações que podem ocorrer.
- Orientação do edifício
Ao escolher a cor da fachada tenha em consideração a orientação da casa. Por exemplo, quando as faces do edifício estão viradas a Sul as cores vão parecer mais quentes, quando viradas a Norte irão parecer mais frias.
- Esconder objectos
Pode ocultar elementos que considere pouco harmoniosos, como caixas de contadores de água e electricidade, caleiras e condutores, pintando-os da mesma cor ou num tom similar à cor que rodeia o objecto.
- Teste de cor
A textura da superfície altera a aparência de cor devido aos efeitos de luz e de sombra, além de que pintar uma fachada é sempre um investimento superior ao da pintura de uma divisão interior. Por isso, recomendamos sempre a realização de um teste de cor antes da aplicação final.
- Realçar materiais nobres
Opte por cores que valorizem os materiais existentes na fachada, como o granito, calcário, mármore; que por norma não são pintados. O ideal será escolher um tom contrastante ao do material a destacar.