Como iniciar o processo de pintura
Quer mudar a sua casa sem mudar de casa? Pois, hoje pintar a casa já não é complicado, nem dispendioso. Vista uma roupa velha, arregace as mangas, agarre a trincha e o rolo e deite mãos à obra!
No preparar está o segredo…
A preparação da área a pintar pode demorar algum tempo. Contudo, este passo pode ser mais rápido se antes reunir o material necessário e descobrir um método de trabalho eficaz.
Vista roupa velha e proteja-se de eventuais salpicos. Retire da divisão os móveis e objectos mais pequenos e cubra aqueles que forem difíceis de retirar, arrastando-os para o centro da divisão. Não se esqueça de proteger o pavimento ou soalho, os rodapés e os alizares de portas e janelas. Nas nossas lojas encontra sistemas de protecção fáceis de aplicar e remover, como fitas adesivas e telas de plástico. Retire os espelhos dos interruptores e fichas para evitar que sejam salpicados durante o processo de pintura.
Em seguida, verifique o estado geral da superfície a pintar. Veja se existem buracos ou fissuras – pode tapá-los com massa de reparação Hantek - e retire as tintas velhas e estaladas, raspando a superfície com uma espátula. Com um raspador triangular alargue as fissuras e fendas para soltar todos os resíduos antes de aplicar a massa. Depois de secar, lixe-a até obter uma superfície uniformizada. Aplique o Primário Cinolite HP.
Comece a pintar…
Para pintar, vai precisar de trinchas, pincéis, rolo, tabuleiro e, claro, tinta. Vamos por partes.
A escolha das tintas e das cores é um processo muito pessoal e temos à sua disposição uma extensa gama de produtos e cores que cobrem qualquer especificação que tenha em mente. Se tiver dúvidas, a CIN tem uma experiente equipa de técnicos especializados e qualificados ao seu dispor, em loja ou através do nosso formulário de contacto. Ponha-nos à prova com as suas dúvidas!
Aconselhamos a Gama Vinyl: VinylMatt, VinylClean, VinylSoft e VinylSilk. Os produtos da gama Vinyl foram concebidos para garantir o melhor aspecto, com diferentes tipos de brilho, uma enorme variedade de cores e garantindo a qualidade do ar interior.
Antes de utilizar, as tintas devem ser bem homogeneizadas. Se já tiverem sido abertas noutra ocasião, estas podem apresentar uma película na superfície. Com a ajuda de uma faca, descole essa camada e retire todo o coágulo.
Comecemos pelos tectos. Longe vão os tempos em que tinha de se empoleirar em cima de um escadote. Hoje existem cabos extensores para facilitar a pintura. Comece por pintar, com o rolo, o tecto da esquerda para direita e do fundo para a periferia; “recorte” com uma trincha as zonas de junção do tecto com as paredes. Quando trabalhar com a trincha, pinte pequenas áreas de cada vez e em movimentos curtos. Com o rolo, nunca pinte faixas superiores a 60 cm ou 1m.
Quanto às paredes, deve começar por pintá-las pelo canto superior esquerdo, trabalhando de cima para baixo até ao rodapé. Nunca deixe uma parede a meio para terminar no dia seguinte – os diferentes tempos de secagem podem deixar marcas na pintura.
Os últimos pormenores…
Use a trincha para pintar cantos, recortes e zonas de junção com tectos, paredes e janelas. Na mesma superfície, passe, primeiro, o rolo num sentido, depois na diagonal de modo a pintar uniformemente e, na última demão, volte ao sentido em que pintava. Quando terminar de pintar, deve sempre limpar bem o material antes de o arrumar e guardar convenientemente a tinta.
A casa já parece outra e tem, em todos os sentidos, o seu toque pessoal!
Material necessário:
- Material de protecção de móveis, rodapés, portas, janelas, etc.
- Pano de limpeza e espanador
- Chave de fendas e busca-pólos
- Trinchas e pincéis e cabo-extensor
- Rolo e tabuleiro
- Balde de água
- Massa de reparação de fissuras - Hantek
- Primário para paredes interiores - Primário Cinolite HP
- Tinta de acabamento - VinylMatt, VinylClean, VinylSoft ou VinylSilk