Cores do ano 2024: Tons quentes e acolhedores
Os tons de terra, inspirados na natureza, assim como todo o espectro de castanhos, serão os protagonistas na nossa decoração de interiores. Azuis, rosas e verdes também farão parte desta paleta de cores, criando interiores requintados e modernos.
CORES DE TERRA E CORES PASTEL
As cores da terra são os novos neutros, substituindo o cinzento. Embora sejam muitas vezes vistas como monótonas e aborrecidas, nada poderia estar mais longe da verdade. Os tons de terra são versáteis e acolhedores... Indispensáveis para as paredes da sua casa! Experimente uma tonalidade mais clara, como o Café com Leite (#1620) nas paredes e o Ânfora (#E389) nas molduras, para que as paredes pareçam instantaneamente mais claras e a divisão maior.
As cores quentes da terra aproximam-nos da natureza. Aplique-as em conjunto com tonalidades mais suaves, como brancos ou cremes, para criar um ambiente relaxante e prazeroso, ou adicione profundidade às divisões, combinando uma cor mais clara como o Ocre Granada (#E481) com uma cor mais intensa, como o Laranja Especiaria (#E136).
E com que é que os podemos completar? Graças ao seu calor e luminosidade, os tons de pêssego são uma aposta segura. O Pink Oyster (#E735) ou o Apricot (#PL82), por exemplo, são cores ideais para quartos, casas de banho ou salas de estar, especialmente se houver pouca luz natural.
CORES PARA PAREDES INTERIORES
O azul continuará a ser uma opção popular, uma vez que oferece a combinação perfeita de versatilidade e intemporalidade. O seu amplo espectro de tons pode ser adaptado a uma variedade de estilos e ambiências, com referências como o Azul Morfeu (#E886) ou o Azul Spa (#344).
O verde também estará na moda, mais do que nunca, reflectindo o desejo colectivo de equilíbrio e de uma vida sustentável. O Verde Zen (#E269)uma tonalidade mais pastel, transmite calma e tranquilidade, e o Verde Sabugueiro (#E573) ou o Verde Selva (#E307), opções mais intensas, revitalizam qualquer espaço, sendo escolhas de cor perfeitas para quartos, salas de estar, cozinhas ou salas de jantar.
Por outro lado, os rosas irão evoluir para uma gama mais sofisticada e “pouco tradicional”, deixando de ser tons exclusivamente femininos. Versáteis e fáceis de utilizar, são tons muito interessantes para aplicar em várias tonalidades, de modo a criar divisões mais dinâmicas e envolventes. Utilize um rosa dominante, como o Rosa Coquette (#E229) nas paredes e elementos de grandes dimensões, em conjunto com um tom contrastante, como o Bouquet (#E692) para acentuar elementos individuais.