Use (e abuse!) das cores para criar novos espaços em sua casa
Seja devido à falta de espaço ou à necessidade de criar espaços multifuncionais, muitas vezes somos confrontados com a necessidade de criar atmosferas diferentes na mesma divisão. Existem diversos elementos decorativos que podem ajudar a delimitar os espaços, tais como estantes, tapetes, biombos ou cortinas. Mas não podemos esquecer a cor e as possibilidades infinitas que a considerável paleta de tons nos disponibiliza.
Se as crianças partilham um quarto em casa e querem desfrutar de alguma independência, ou querem sentir que têm o seu próprio espaço, a solução é pintar a área da cabeceira com cores diferentes e separá-las, por exemplo, com uma estante. A combinação de Pink Oyster #E735, uma fusão doce de rosa e laranja que desperta o lado mais alegre e optimista, com Seaside #E740, ideal para mergulhar num verão perpétuo, seria a escolha perfeita. Utilize tons neutros e pastel como o Linen #E684 ou Carrara White #E675 para as restantes paredes e escolha objectos de decoração de diferentes gamas de cores para cada uma das crianças pra separar cada área.
Se pretender delimitar as zonas de acordo com as actividades aí realizadas, recomendamos a utilização de tons pastel como o Glassy Blue #E721 ou Rose Breeze #E718 para as zonas de descanso e/ou zonas de estudo. Para o espaço dedicado à diversão, devemos optar por cores mais fortes e vibrantes que promovem a imaginação como a Turmeric #E720, Into the Blue #E696 ou Caribbean #E705.
Se também tem uma zona de espaço aberto em casa que pretende dividir, por exemplo, entre a cozinha e a sala de estar ou a cozinha e a sala de jantar, use tons diferentes da mesma gama de cores, mantendo desta forma a harmonia entre ambos os espaços. Pode optar por Succulent Green #E724, Liquen #E709, Olive #E737 ou Sage Green #E725, todas elas cores da colecção Green Revelation, uma linha de cores natural que proporcionará à sua casa uma sensação de frescura e vivacidade.
Assim que os limites estiverem bem definidos, é importante escolher a cor, para o fazer, devem ser tidos em conta vários factores, tais como: a dimensão do espaço, a luz natural que incide na mesma, a utilização que lhe será dada mas, sobretudo, as suas preferências pessoais.
Resumindo, apresentamos uma forma fácil, económica e eficaz de criar novos espaços dentro da sua casa e de os adaptar às suas necessidades. Quais são as suas combinações de cores preferidas?